Atualmente, somos privilegiados por vivemos no maior período democrático da História do Brasil, são 25 anos de Democracia direta sem interrupção, mas nem sempre foi assim, após golpes de Estado sucessivos, do cerceamento do direito ao voto, hoje o brasileiro tem seu direito ao Voto Universal e inalienável garantido pela Constituição Federal. Todavia, para alcançarmos esse panorama atual, foi necessário irmos as ruas protestar e exigir direitos. As conquistas foram muitas: direito ao voto feminino, dos analfabetos, aos 16 anos, Diretas Já para presidente, Caras Pintadas. Infelizmente, durante essas lutas muitos bravos companheiros tombaram nos porões das Ditaduras, banhando de sangue nossa História.
As eleições de 2010 estão se aproximando, a cada dia vemos o acirramento na disputa política pelos candidatos. Chegou a hora de analisarmos bem cada político, observar sua história de vida, qual partido pertence, o que o seu partido defende, para quem ele está a serviço, qual seu programa de governo, quem são seus aliados, etc.
Por isso, em hipótese alguma venda seu voto (não seja conivente com a corrupção que assola o país), não escolha candidatos da moda, ou porque é bonito(a) e nem vote apenas porque certo candidato está na frente das pesquisas (eleição não é corrida de cavalo, que você tem que votar naquele que está na frente). Não esqueçam, assim com nos lembrou Bertold Brech em seus versos, que o preço da farinha, do feijão, do transporte, a questão do menor abandonado, da educação, tudo isso depende das decisões políticas.