O CAGPP - Djalma Maranhão

O Centro Acadêmico do curso de Gestão de Políticas Públicas da UFRN - CAGPP, foi fundado no dia 27 de abril de 2010, recebendo o nome do honrado ex-prefeito de Natal, Djalma Maranhão. 

História de Djalma Maranhão

Djalma Maranhão, foi um professor, jornalista, empresário e o mais progressista dos prefeitos de Natal. Possuía um amor indescritível por essa cidade, gosto e apreço pelas coisas do povo. Seu batismo nas lutas sociais foi aos 15 anos de idade, quando participou da Revolução Liberal de 1930. Estava filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), onde permaneceu ligado até 1946, quando foi expulso. Após dezesseis anos de militância política no PCB, Djalma Maranhão foi convidado pelo então Deputado Federal Café Filho, a ingressar no Partido Social Progressista (PSP). Café Filho assumiu a Presidência da República, em 1954, onde se distanciou do passado de lutas em favor do povo, acabando se aliando a classe dominante. 

Djalma Maranhão, questionador, coerente, rebelde e firme em suas decisões, passou a lutar internamente dentro do PSP, para que o partido voltasse a se comprometer com as causas sociais. Com o partido dividido, liderou o "cafeísmo dos pobres". Nas eleições de 1954, aos 38 de idade, foi eleito Deputado Estadual. Era o começo brilhante da curta carreira política, de um dos maiores e honrados homens públicos do Brasil.

Honrar e ser fiel aos compromissos políticos assumidos, jamais trair a confiança do povo que o elegeu foram características marcantes da vida em sua vida. No episódio que ocorreu contra Juscelino Kubitschek, para este não assumir a presidência da República, quando fora eleito em outubro de 1955, Djalma Maranhão defendeu a legalidade, a posse do candidato eleito nas urnas, contrariando frontalmente a vontade de Café Filho, um dos mais fervorosos opositores de Juscelino. A amizade de Djalma Maranhão com Café Filho fragilizou-se completamente.

Mas a campanha política que o consagrou como verdadeiro líder político potiguar, foi a de outubro de 1960, quando se elegeu prefeito da cidade do Natal com 21.942 votos, contra 11.298 de Luiz de Barros (UDN). A inversão de prioridades começou a ser posta em prática, colocando em primeiro lugar o interesse social. Seu nome é considerado sinônimo de uma campanha que marcou o Rio Grande do Norte, principalmente Natal, nos anos obscuros da Ditadura Militar. Nas palhoças, uma equipe de professores com recursos mínimos, conseguiu alfabetizar cerca de 25 mil crianças. Era, acima de tudo, um processo de inclusão social. Diante das mais diversas dificuldades, além da situação miserável da maioria da população natalense, as escolas iam até os alunos. Uma espécie de processo inverso à realidade atual. Além de aprender a ler e a escrever, as crianças dividiam momentos de lazer e se alimentavam de frutos da terra, de legumes e verduras plantadas em hortas administradas por eles próprios. Além das crianças, adolescentes e adultos também tinham a oportunidade de estudar. Em locais fechados, ou até mesmo nas palhoças, em horários diferenciados. Djalma Maranhão foi vanguardista no que hoje foi batizado de Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

O audacioso plano de obras implantado em Natal por Djalma Maranhão foi interrompido em 2 de abril de 1964, quando ele foi preso por tropas do Exército. Em novembro do mesmo ano é libertado através de Habeas Corpus, conseguindo asilo político no Uruguai, onde veio a falecer devido a uma insuficiência cardíaca, na cidade de Montevidéu, em 30 de julho de 1971.

"Meu crime foi alfabetizar 25 mil crianças" - Djalma Maranhão

O Centro Acadêmico Djalma Maranhão - CAGPP

O Centro Acadêmico Djalma Maranhão, foi fundado no dia 27 de abril de 2010, recebendo o nome do honrado ex-prefeito de Natal, Djalma Maranhão. A entidade tem a enorme responsabilidade de carregar o nome de um grande homem, que com as suas ideias, postura e iniciativas, conseguiu mudar a realidade de diversas pessoas. Sem medo e com vontade de lutar! É esse o espírito predominante e enraizado no CAGPP, que apesar dos seus poucos anos de existência, tem protagonizado diversas lutas e realizado diversas ações no âmbito estudantil e social. Como representação discente do curso de Gestão de Políticas Públicas, temos a obrigação de representar nossos estudantes, mas como um curso que tem em sua natureza, a transformação, a mudança, o compromisso social, temos o dever de darmos o retorno a sociedade! Contribuir com as mudanças na nossa sociedade, essa é a nossa essência! 

Centro Acadêmico Djalma Maranhão - CAGPP UFRN, sempre Caminhando, Lutando e Seguindo a Canção...

"A primeira condição para mudar a realidade, consiste em conhece-la" Eduardo Galeano