O Curso

Breve Histórico

O debate acadêmico acerca das políticas públicas tornou-se mais intenso a partir dos anos 80. Os rápidos processos de mudança ocorridos nas sociedades, na última metade do século XX, condicionaram transformações profundas no modo de ação estatal, na natureza das políticas públicas e na própria concepção do papel do Estado na nova conjuntura. Em todo o mundo, discute-se a necessidade de reformar o Estado e, em diferentes países, são experimentadas reformas de natureza e profundidade diversas. Não se deve esquecer também da força das diretrizes reformistas neoliberais que tentam substituir as concepções anteriores, transformando-se numa espécie de pensamento único, em termos do papel a ser desempenhado pelo Estado no contexto de uma economia global.

Como resultado da priorização dessa temática nos vários níveis de governo, os estudos sobre o tema têm crescido tanto em termos qualitativos quanto quantitativos, e esse crescimento vem sendo acompanhado por um aumento dos fundos de financiamento para pesquisas e pela criação de cursos sobre a temática em todos os níveis da formação universitária. Crescem também as redes de intercâmbio, principalmente entre os vários países latino-americanos (mas não só entre eles), envolvendo pesquisadores, universidades e órgãos governamentais e não-governamentais interessados na questão da formulação e da gestão de políticas públicas. 

No Brasil, esse movimento se expressa no número crescente de pesquisas, de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, no aparecimento, nas universidades e fora delas, das primeiras "Escolas de Governo" e de núcleos de estudos sobre o tema. Mais recentemente, iniciou-se a expansão dos cursos de graduação, a exemplo do bacharelado em Gestão de Políticas Públicas implantado na USP. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, o estudo sobre as políticas públicas vem se desenvolvendo desde a década de 1980. Programas de pós-graduação em diferentes áreas constituíram linhas de pesquisa sobre o assunto. Alguns projetos, envolvendo grupos de pesquisadores de diferentes departamentos, foram realizados, ainda nos anos 1980. Número significativo de professores realizou pós-graduação (mestrado e doutorado) na área ou produziu teses sobre o tema, seja em áreas sociais como as de educação, habitação popular, saúde e assistência social, seja em áreas específicas como as de política agrícola, urbana, de desenvolvimento, entre outras. Essa temática é objeto de pesquisa de professores de diferentes departamentos, incluindo os de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, Educação, Geografia, Psicologia, Serviço Social, Economia, Saúde Coletiva e Direito. 

Abrindo suas portas para experiências formadoras de profissionais para setores importantes da sociedade, a UFRN cria o Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas - Bacharelado, esperando contribuir para o melhoramento do setor público no país, na região e no Rio Grande do Norte, numa perspectiva de formação interdisciplinar dos futuros gestores e técnicas das organizações governamentais e não-governamentais. A proposta do presente curso constitui-se em mais uma iniciativa da UFRN em resposta às demandas da sociedade e à necessidade premente de aglutinação dos estudos, dos pesquisadores e do aprofundamento teórico da temática sob o ponto de vista interdisciplinar. Esse curso integra o Plano de Expansão da UFRN, conforme princípios e diretrizes do REUNI, para o período 2009-2012.

O Rio Grande do Norte é um estado carente de gestores com formação própria. Além do quadro do governo do estado, há aqueles de seus l66 municípios, dos quais, de acordo com o critério de tamanho estabelecido pelo IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), cerca de 85% são pequenos, ou seja, com população inferior a 20 mil habitantes. Por outro lado, a descentralização das políticas públicas no Brasil se faz não só com a distribuição de recursos às esferas sub-nacionais pela União. A Constituição de 1988 distribuiu muitos encargos, e os estados e municípios carecem de gestores capacitados para bem formular e implementar as políticas locais. 


O Curso

O gestor de políticas públicas está no centro de qualquer transformação que possa vir a ocorrer no papel desempenhado pelo Estado no futuro. Há necessidade não somente de treinamento ou reciclagem dos gestores públicos, mas de formá-los segundo novos critérios preparando-os para assumir novas atribuições de forma mais adaptável, flexível, produtiva e criativa. Acredita-se, serão eles a presidir o desaparecimento do antigo e o surgimento de novo padrão de gestão em padrões de profissionalismo mais exigentes. Com esse curso, a UFRN pretende contribuir para as transformações do governo e da sociedade, formando gestores de políticas públicas, atuantes em qualquer nível de governo e nas instituições sociais de caráter público (não necessariamente governamental). Urge preparar gestores capazes de formular, implementar e avaliar políticas considerando a participação pública e a responsabilidade social de cada instituição. Vale ainda salientar que o perfil do profissional proposto não elimina a necessidade de os governos terem em seus quadros os demais profissionais, como advogados, arquitetos e urbanistas, sociólogos, antropólogos, cientistas políticos, economistas, administradores públicos, contadores, assistentes sociais etc. A formação proposta aos novos Gestores de Políticas Públicas enfatiza o trabalho em equipes interdisciplinares. 

O curso de Gestão de Políticas Públicas tem duração média de 3 anos, e tem como objetivo formar gestores de políticas públicas, com visão generalista e crítica sobre a problemática da gestão governamental e não-governamental, comprometidos com a ética e a responsabilidade social. Políticas públicas são ações coletivas planejadas para atender às necessidades da população e ao mesmo tempo garantir os seus direitos sociais. A elaboração de uma política pública requer o domínio de conhecimentos e fundamentos da área de Administração, Política, Sociologia, Economia e Direito, por isso, no decorrer da graduação, o aluno deverá conhecer e aprofundar-se nos conceitos dessas áreas, ao mesmo tempo em que deve ser capaz de formular, implementar, executar e avaliar as políticas públicos. 

O currículo do curso está organizado em eixos de formação, que começam com um elenco de disciplinas que compõem o eixo de Formação Geral, e segue ampliando conhecimentos através dos eixos de Formação do Cidadão, Organização social e dos Governos, Gestão Pública e Planejamento e Políticas Públicas. Cada eixo da formação objetiva desenvolver habilidades específicas, que devem ser exercitadas e apreendidas pelos alunos durante o curso. Por fim, o objetivo dessa graduação é preparar os alunos para traçar políticas públicas pautadas na eficiência, efetividade e eficácia, buscando promover o bem-estar coletivo pelo uso competente dos recursos públicos.

Atuação Profissional

As atividades deste profissional estão relacionadas com o estudo, a gestão governamental e de instituições sociais, como também aquelas relacionadas com a elaboração, a implementação e a avaliação de políticas públicas, compreendendo ações de consultoria, assessoramento, planejamento, coordenação e execução.

Mercado de Trabalho

O Gestor de Políticas Públicas poderá trabalhar em órgãos públicos, privados ou do terceiro setor (organizações não-governamentais - ONGs), em setores de pesquisa ou estudos que elaborem, implementem, monitorem ou avaliem políticas públicas.

Importância no Contexto Socioeconômico


Historicamente, as questões relacionadas à gestão do serviço público, não têm sido bem vistas pela população. Os vários desmandos e escândalos envolvendo políticos e gestores contribuem para isso, acentuado pelo fato de raramente se ver à frente dos órgãos públicos, profissionais com formação acadêmica para atuar na área. A importância desse profissional é possível ser dimensionada se atentarmos para o crescente interesse e participação da população, que atualmente cobra dos gestores e governantes transparência e eficiência dos serviços públicos. Por isso, a importância do papel do Gestor de Políticas Públicas está no centro de qualquer transformação que possa vir a ocorrer no papel desempenhado pelo Estado.


Para visualização do Projeto Político Pedagógico do curso, acesse o site.