O ENEAP - NATAL 2016


O ENEAP NATAL 2016

No ano de 2016, os estudantes de Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte organizarão a décima quinta edição do Encontro Nacional dos Estudantes do Campo de Públicas - ENEAP, trazendo o maior e mais importante evento do Campo de Públicas. Este evento, já tradicional na área, além de sua importância para a conscientização e luta dos estudantes pelo comprometimento das Instituições de Ensino Superior com a construção de um Setor Público republicano e democrático, constitui relevante espaço de debates acadêmicos, políticos e científicos.
Tendo como ponto de partida o tema “Inovação e Diversidade: Desafios da Gestão de Políticas Públicas”, o XV Encontro Nacional dos Estudantes dos Cursos do Campo de Públicas ocorrerá na cidade de Natal-RN, entre dos dias 16 a 19 de Agosto de 2016, onde irá realizar uma ampla discussão em torno da inovação do setor público, no mundo contemporâneo, em que se caracteriza novos modelos nas políticas públicas; assim como também enseja a discussão voltada para a diversidade, uma vez que é um grande desafio ter políticas públicas que promovam a inclusão de todos na sociedade.
Esses desafios compreendem combater o legado sombrio do patrimonialismo, do clientelismo e da não distinção entre os limites do poder público e privado, o que acaba por colaborar com o aumento das desigualdades socioeconômicas. Somam-se a estes velhos desafios o conturbado processo de redemocratização e a conquista de direitos ainda não plenamente efetuados. Configuram-se, assim, os novos desafios, sejam eles sociais, participativos, culturais e econômicos.
Vem pro ENEAP Natal 2016! Vem fortalecer o Campo de Públicas!

#SOUCAMPODEPÚBLICAS
#ENEAPNATAL2016
#VEMPRONORDESTE
#EMNATALVAISERMAISQUENTE

VENHA CONHECER O MAIS IMPORTANTE EVENTO DO CAMPO DE PÚBLICAS! ACESSE:
Site do ENEAP NATAL - http://www.eneap2016.com.br/

Fan Page do ENEAP Natal - Fan Page do ENEAP Natal

Twitter do ENEAP Natal - https://twitter.com/eneap2016 

Instagram ENEAP Natal - @eneap2016 - Link do Instagram





O ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DO CAMPO DE PÚBLICAS


O Encontro Nacional dos Estudantes dos Cursos do Campo de Públicas (ENEAP) é o principal fórum do Campo de Públicas, por meio do qual os estudantes, docentes, egressos e profissionais da área têm a oportunidade de se conhecer, trocar conhecimentos e experiências políticas, culturais e acadêmicas peculiares de cada região do Brasil. Com 15 anos de história, o ENEAP já passou por Araraquara, São Paulo, Belo Horizonte, Santo André, Florianópolis, Águas de Lindóia, Balneário Camboriú, Serra Negra, Caeté e Rio de Janeiro e Atibaia. Com a presença de cerca de 1000 estudantes, profissionais de mais de 15 estados do país e várias entidades parceiras, a última edição do ENEAP, ocorrida na cidade de Atibaia-SP, demonstrou a solidez que este fórum nacional adquiriu ao longo de sua história; principalmente por ter articulado em sua programação, o I Fórum do Campo de Públicas.

O Campo de Públicas foi se estruturando como um movimento em torno dos ENEAPs, reforçado pelos Fóruns de Professores e Coordenadores dos Cursos do Campo de Públicas, além da participação de vários atores da administração pública. Reconhecido como um dos principais embriões para o nascimento do Campo de Públicas, o I ENEAP em 2002 se desdobrou em edições anuais ininterruptas, essencialmente itinerantes, com índices de participação de delegações, de estudantes e de docentes cada vez maiores e com níveis de organização sucessivamente aprimorados. Em 2003, o Eneap ocorreu em São Paulo, na FGV-SP; em 2004, em Belo Horizonte, organizado pela EG-FJP/MG; em 2005, em Santo André, realizado pelo curso de graduação tecnológica em Gestão Pública do Centro Universitário de Santo André; e, em 2006, retornou à FCL-Unesp em Araraquara.

A sexta edição do Eneap em 2007, sediada pela Esag-Udesc, proporcionou um upgrade do movimento estudantil da Administração Pública no Brasil, reunindo cerca de 370 participantes em Florianópolis. Na ocasião, foram criados dois espaços que passaram a institucionalizar o diálogo entre docentes e discentes do campo: a Feneap e o Fórum dos Coordenadores dos Cursos de Administração Pública. Em 2007 o evento alcança grande visibilidade no cenário nacional, amplia suas fronteiras ao sair do eixo São Paulo-Minas Gerais e atinge um público que há muito não se via. O cenário pouco animador das edições anteriores - pela baixa participação - dissipa-se e cria-se um ambiente favorável à congregação dos estudantes e professores em favor do fortalecimento do campo, com a participação de outros cursos, como o de Gestão de Políticas Públicas da USP. (VENDRAMINI, 2013, P.76)

A partir de 2008 o Fórum dos docentes entrou, definitivamente, na programação dos ENEAPs; em 2008 e 2009 manteve o patrocínio da ONG Oficina Municipal e em 2010 e 2011 contou com a parceria do Instituto Henfil. Em 2012 e 2013, por sua vez, o Fórum foi realizado com o apoio institucional da FENEAP. O VII ENEAP em Ouro Preto-MG, organizado pela EG-FJP/MG, foi marcado pela entrega da primeira edição do Prêmio Lice às melhores produções acadêmicas do país elaboradas por alunos de graduação em temas do Campo de Públicas. Já a oitava edição do ENEAP ficou sob os cuidados do Curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes e Ciências Humanas (EACH) da USP. Apesar de o número de participantes não ter passado de 300, a pluralidade de instituições participantes e de vários atores da administração pública foi comemorada.

A nona edição também mereceu destaque e ocorreu novamente na Esag-Udesc, na unidade de Balneário Camboriú, nesse evento foi reforçada “a demanda por diretrizes próprias, não só para a AP, mas para os cursos da área de Públicas que formam profissionais que atuarão na esfera pública, dada a interdisciplinaridade, amplitude e complexidade do campo” (Vendramini, 2013, p. 81). Nos anos subsequentes foram realizados o X e XI Eneap, respectivamente, em Serra-Negra (SP) pela FCL-Unesp e em Florianópolis pela Esag-Udesc. Esses eventos representaram importantes momentos de expansão e diversificação da participação de estudantes e professores dos novos cursos do Campo de Públicas surgidos em anos anteriores: o encontro em Serra Negra, em 2011, reuniu 20 delegações; em 2012, em Florianópolis, atingiu 22 delegações. O encontro de 2013, sediado em Caeté (MG) e realizado pela EG-FJP/MG, alcançou 1.100 participantes, batendo o recorde de público e de delegações. Em 2014, foi realizado por alunos do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, na Ilha do Fundão (UFRJ), saindo pela primeira vez do Eixo SC, MG e SP e implementando a logística de alojamentos para os congressistas. Em 2015, o evento voltou para SP, realizado com o apoio de 5 universidades paulistas. E em 2016, será realizado pela primeira vez em terras Nordestinas, mostrando que o movimento do Campo de Públicas está se expandindo e se fortalecendo em prol da gestão pública brasileira.

Os debates a partir do ENEAP 2007 buscaram sempre pela construção de uma agenda que fosse unificadora dos diferentes fazeres em torno do ethos republicano, comum às variadas denominações dos cursos que passariam a compor o campo: Administração Pública, Gestão de Políticas Públicas, Gestão Pública, Gestão Social e Políticas Públicas. Foram ênfases que permearam as reuniões do Fórum entre 2007 e 2010, e que ganharam um instrumento próprio no documento das DCNs (construído entre 2010 e 2011 e com esforços para sua aprovação, que se realizou em Janeiro 2014, por meio da resolução Nº 1, de 13 de Janeiro de 2014 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação do Campo de Públicas. Em 2011, o ENEAP realizou sua edição comemorativa de 10 anos, organizado pela UNESP na Estância Hidromineral de Serra Negra (SP).

Em 2016, o ENEAP irá debutar em sua 15ª edição, sendo a primeira vez no Nordeste, em Natal/RN.

Em suma, a realização do ENEAP, inevitavelmente, promove as instituições envolvidas no processo. Muitas decisões são tomadas durante o evento e vários debates são gerados. A admistração pública cresce com evento despertando nos alunos, gestores e acadêmicos o pertencimento ao campo de públicas e o engajamento na luta por melhorias e reconhecimento de um país melhor. O ENEAP constata que existem jovens em todo o Brasil empenhados em melhorar o funcionamento da máquina pública, e que disso só podem sair frutos positivos para todos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Pires, V., Silva, S. A. M., Fonseca, S. A., Vendramini, P., Coelho, F. S.. Dossiê - Campo de Públicas no Brasil: definição, movimento constitutivo e desafios atuais. Administração Pública e Gestão Social, 6(3), jul-set 2014, 110-126.

Vendramini, P. (2013). Ensino de administração pública e o desenvolvimento de competências: a contribuição do Curso de Administração Pública da Esag-Udesc. Tese de Doutorado, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil