8 de fev. de 2013

Sobre a orientação acadêmica e sua importância


Por Thiago Lima.
Conversamos um pouco com a Professora Lindijane Almeida, Chefe do Departamento de Políticas Públicas-DPP, para tirar algumas dúvidas dos alunos referentes á orientação acadêmica e explicações sobre os eixos temáticos do curso de Gestão de Políticas Públicas. 
Foto: Luís Renato

A professora iniciou falando sobre a importância da orientação acadêmica e como ela é fundamental no processo de formação do aluno, sendo o momento onde o professor ajuda o aluno enquadrar e trilha sua formação de acordo com a área escolhida pelo aluno. 
Na orientação no processo de matricula do aluno, o orientador não pode impedir a matricula dos alunos em disciplinas como natação, fotografia e cinema, mas ela pediu um pouco de prudência aos alunos no momento de escolhas dessas disciplinas, por modificar e desvirtuar o perfil do gestor público desejado para o curso: “A matrícula não é consolidada só se o professor autorizar, mas eu  enquanto orientadora tenho uma preocupação de estar chamando o tempo todo atenção dos meus orientandos sobre o Projeto Político Pedagógico”, frisou a professora. 
Ainda citou casos de alunos que seguem a orientação acadêmica e pagam o mínimo necessário em cada eixo no DPP e as demais disciplinas são escolhidas de acordo com a formação específica escolhida pelo aluno educação, saúde, habitação e não aleatoriamente. “O orientador ajuda o orientando, porque como o nosso curso é flexível tem essa mobilidade dos alunos pagarem várias disciplinas fora do próprio curso, mas não significa que o aluno pode pagar todas as disciplinas que ele quer, o orientador tem o papel de mostrar o enquadramento dessas disciplinas  nos eixos de formação”, fala a o professora sobre a questão das disciplinas extracurriculares. A professora pediu atenção dos alunos para comparecerem mais quando os professores marcam o dia para o recebimento da orientaçãoou quando não forem chamadas, procurar o professor, manter um contato. Lerem o Plano Político Pedagógico do curso e utilizarem as ferramentas existentes no Sigaa de comunicação com os professores para marcar ou tirar dúvidas. Ainda informou que quem estiver com dúvida referente há quantas horas estão precisando em cada eixo, basta verificar no histórico expedido pelo Sigaa, lá informa quantas horas estão restando para consolidação de cada eixo. 
Ela explicou como funciona o enquadramento das disciplinas necessário pra o aluno conseguir se formar, onde muitos alunos fazem confusão e elaboramos um gráfico para explicar:

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Dentro de cada eixo existe a quantidade de Créditos/Horas a serem cumpridos. Por exemplo em Formação Geral são necessários 16 Créditos/240h que é a soma dos créditos horas das disciplinas ofertada no eixo de formação geral ao longo do curso. Já o minimo nesse eixo é de 7 créditos/105h, isso significa que o aluno é obrigado pagar essa quantidade de disciplinas ofertadas no DPP, os 9 crédito/135h que faltam para completar os créditos a serem cumpridos desse eixo, pode ser pagos com as demais disciplinas do eixo ou com disciplinas fora do departamento. 
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 Para ver o Plano Político Pedagógico basta ir no sítio do departamento                                                               http://www.cchla.ufrn.br/dpp ou diretamente clicando aqui