29 de jan. de 2011

Até quando?

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(Notícia 1)

Licitação do transporte de Natal ficará para 2011

NATAL - A licitação do transporte público de Natal será feita somente em 2011. O prazo para o lançamento do edital era dia 31 de dezembro de 2010, mas devido ao atraso na entrega do Plano de Mobilidade Urbana, o processo não será feito esse ano. Diante disso, a Prefeitura provavelmente irá renovar o contrato com os empresários de ônibus por mais algum tempo, até que o edital seja publicado. As empresas estão há mais de 50 anos operando no sistema de transporte sem passar por uma concorrência. O Sindicato de Transporte Urbano do Rio Grande do Norte (Seturn) acredita que a licitação não será "a salvação da lavoura" como vem sendo defendido por várias entidades públicas, porém, se diz a favor da mudança.

O último contrato entre o Município e os empresários de ônibus foi feito em 1996 com prazo de dez anos. Terminado esse prazo em 2006, a então secretária municipal de Trânsito, Elequicina dos Santos, tentou iniciar o processo licitatório. Entretanto, uma decisão judicial permitiu às empresas explorarem o mercado natalense até 31 de dezembro deste ano, sendo essa a data final para o lançamento da licitação. Segundo o secretário adjunto de Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Haroldo Maia, no final de 2008 um estudo de Mobilidade Urbana no valor de R$ 800 mil foi encomendado ao Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coope) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para traçar o planejamento de Natal nos próximos 20 anos, inclusive, a licitação. Com prazo de entrega para o final de 2009, um ano depois, o plano ainda não foi concluído. "Ele está praticamente feito. A cada volume concluído nós sentamos e discutimos com os técnicos da Semob. Em dezembro do ano passado, eles entregaram um relatório para a apreciação da secretaria", justificou Haroldo.

Com informações do Diário de Natal

Mais informações

Revista do Ônibus

http://www.revistadoonibus.com.br

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(Notícia 2)

Quarta-feira, 28/01/2009 às 10h21

STTU vai abrir licitação para empresas de ônibus

Secretário de Transporte e Trânsito Urbano, Kelps Lima, garante que Plano de Mobilidade vai desobstruir as principais vias da cidade.

Os problemas de escoamento do trânsito em Natal e as soluções para o transporte coletivo foram comentados pelo secretário de Transporte e Trânsito Urbano de Natal, Kelps Lima, noJornal 96 na manhã desta quarta-feira (28). Ele adiantou que Natal terá licitação para as empresas de transporte urbano. O processo começa na próxima semana, com a formação da comissão de licitação. O edital será lançado entre abril e junho de 2010.

Segundo o secretário, a prioridade da pasta é beneficiar todos. “Coletividade é prioridade, vamos desobstruir as vias para Natal poder andar”.

A Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano irá atuar em duas frentes: trânsito com elaboração de um plano de mobilidade urbana e no transporte com a licitação do transporte público.

Fonte: www.nominuto.com.br

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(Notícia 3)

Prefeitura renova por seis meses permissão temporária para empresas de ônibus de Natal

Publicação: 31 de Dezembro de 2010 às 08:32

A Prefeitura de Natal renovou a permissão temporária para as empresas de ônibus, adiando mais uma vez a licitação para escolher as empresas que irão explorar o serviço de transporte público nos próximos anos. De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (31), a licitação foi adiada porque a empresa Coppetec não concluiu o Plano de Mobilidade Urbana de Natal, onde constará o termo de referência para a licitação.

A permissão temporária foi renovada por mais seis meses e o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana terá, de acordo com os termos do decreto, de tomar medidas urgentes para finalizar o processo licitatório. Para os empresários, a medida do Executivo foi normal.

O diretor de comunicação do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Natal (Seturn), Augusto Maranhão, explicou que as permissões dos empresários para operar na capital terminavam em dezembro e, por isso, a prorrogação já era esperada, uma vez que os estudos para a licitação não estavam prontos. "O processo licitatório demanda procedimentos que precisam ser respeitados e demandam tempo. O que podemos dizer é que as empresas de Natal estão preparadas para concorrer na licitação", disse Maranhão.

Na opinião do sindicato, a realização da licitação trará benefícios e segurança aos empresários devido ao reajuste tarifário anual que será previsto no contrato. "Como será um contrato de concessão, teremos os nossos deveres e também direitos. Não ficaremos à mercê dos gestores para ter esse reajuste tarifário", disse Augusto Maranhão.

Fonte: ww.tribunadonorte.com.br

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(Notícia 4)

Nova licitação é oportunidade para Natal equacionar problema do trasporte públiico

às 08h01

Sistema de ônibus deve prevalecer devido aos custos mais baixos de implantação

Durante a sondagem da Fifa para definir quais seriam as cidades sede do Mundial de 2014 além das características que determinaram as 12 eleitas também foram levantadas listas de problemas a serem resolvidos pelos comitês organizadores locais no que se refere a temas como meio ambiente, estrutura hoteleira, capacidade de financiamento e sistemas de transporte público eficientes, entre outros temas.

Em Natal, a questão do transporte público está passando por uma fase importante. As licitações das empresas de ônibus que operam na cidade chegam ao fim este ano, abrindo espaço para um novo edital que modernize o sistema atual e crie novas soluções para os problemas da cidade. Além disso, o Mundial de 2014 abriu espaço para que novos investimentos que somam quase R$ 400 milhões para o setor.

De acordo com técnicos da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), a escolha pela reforma foi fundamentada em estudo de viagens de origem e de destino, que analisou os problemas de hoje com uma visão voltada para 2014. De acordo com o secretário adjunto de transportes, Silvio Medeiros, a Prefeitura prevê um re-aparelhamento da frota, assim como a construção de sete novos corredores exclusivos para os ônibus e de um novo anel viário. Uma das grandes apostas da Prefeitura é a implantação dos BRTs, ou ônibus articulados, que possuem maior capacidade para o transporte de passageiros.

VLT em Natal

Como foi citado antes neste blog, uma das alternativas que mais entusiasmou a cidade nos últimos anos, principalmente após ser selecionada como cidade-sede, foi a possível instalação de uma nova linha de trens de superfície que interligaria não só os bairros natalenses, mas também a capital à alguns municípios do interior que formam a área da Grande Natal. No entanto a Secretária de Mobilidade afirma que os altos custos do projeto inviabilizam essa alternativa, fazendo com que o poder público se volte para a já existente rede de ônibus.

Para o professor Enilson Medeiros, do departamento de engenharia dos transportes da UFRN, o atual sistema natalense está esgotado dêsde sua implantação, no fim dos anos 1970. Ao contrário do que afirma a Prefeitura, o professor acredita que a utilização de uma linha ferroviária possa melhorar consideravelmente a situação do transporte público nos quesitos de capacidade e qualidade do serviço, mesmo que o valor do investimento seja alto. “Os custos que a Prefeitura não atribui ao sistema de ônibus são os que ela atribui ao VLT. Todo mundo quer cobrar os trilhos, mas ninguém cobra as ruas que foram construídas para os ônibus”, explica o professor.

Fonte: http://deolhoem2014.terra.com.br/

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Todos, perguntam: Até quando? quando finalmente ocorrerá essa licitação? Será que com a passagem de R$2,20 não temos condições de ter melhores serviços? Desde 2006 não houve condições de fazer o planejamento necessário? 50 anos operando o sistema? - Temos a impressão de ver ônibus de com essa idade pelas ruas de nossa cidade.


Fonte: Bicicletada-Natal