8 de fev. de 2013

Sobre a orientação acadêmica e sua importância


Por Thiago Lima.
Conversamos um pouco com a Professora Lindijane Almeida, Chefe do Departamento de Políticas Públicas-DPP, para tirar algumas dúvidas dos alunos referentes á orientação acadêmica e explicações sobre os eixos temáticos do curso de Gestão de Políticas Públicas. 
Foto: Luís Renato

A professora iniciou falando sobre a importância da orientação acadêmica e como ela é fundamental no processo de formação do aluno, sendo o momento onde o professor ajuda o aluno enquadrar e trilha sua formação de acordo com a área escolhida pelo aluno. 
Na orientação no processo de matricula do aluno, o orientador não pode impedir a matricula dos alunos em disciplinas como natação, fotografia e cinema, mas ela pediu um pouco de prudência aos alunos no momento de escolhas dessas disciplinas, por modificar e desvirtuar o perfil do gestor público desejado para o curso: “A matrícula não é consolidada só se o professor autorizar, mas eu  enquanto orientadora tenho uma preocupação de estar chamando o tempo todo atenção dos meus orientandos sobre o Projeto Político Pedagógico”, frisou a professora. 
Ainda citou casos de alunos que seguem a orientação acadêmica e pagam o mínimo necessário em cada eixo no DPP e as demais disciplinas são escolhidas de acordo com a formação específica escolhida pelo aluno educação, saúde, habitação e não aleatoriamente. “O orientador ajuda o orientando, porque como o nosso curso é flexível tem essa mobilidade dos alunos pagarem várias disciplinas fora do próprio curso, mas não significa que o aluno pode pagar todas as disciplinas que ele quer, o orientador tem o papel de mostrar o enquadramento dessas disciplinas  nos eixos de formação”, fala a o professora sobre a questão das disciplinas extracurriculares. A professora pediu atenção dos alunos para comparecerem mais quando os professores marcam o dia para o recebimento da orientaçãoou quando não forem chamadas, procurar o professor, manter um contato. Lerem o Plano Político Pedagógico do curso e utilizarem as ferramentas existentes no Sigaa de comunicação com os professores para marcar ou tirar dúvidas. Ainda informou que quem estiver com dúvida referente há quantas horas estão precisando em cada eixo, basta verificar no histórico expedido pelo Sigaa, lá informa quantas horas estão restando para consolidação de cada eixo. 
Ela explicou como funciona o enquadramento das disciplinas necessário pra o aluno conseguir se formar, onde muitos alunos fazem confusão e elaboramos um gráfico para explicar:

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Dentro de cada eixo existe a quantidade de Créditos/Horas a serem cumpridos. Por exemplo em Formação Geral são necessários 16 Créditos/240h que é a soma dos créditos horas das disciplinas ofertada no eixo de formação geral ao longo do curso. Já o minimo nesse eixo é de 7 créditos/105h, isso significa que o aluno é obrigado pagar essa quantidade de disciplinas ofertadas no DPP, os 9 crédito/135h que faltam para completar os créditos a serem cumpridos desse eixo, pode ser pagos com as demais disciplinas do eixo ou com disciplinas fora do departamento. 
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 Para ver o Plano Político Pedagógico basta ir no sítio do departamento                                                               http://www.cchla.ufrn.br/dpp ou diretamente clicando aqui

7 de fev. de 2013

O Peso da História: A Escravidão e as Cotas por Alex Castro

 por Alex Castro.
 contra-cotas
A História ainda é uma bola de ferro que os descendentes dos escravos arrastam pelos tornozelos. Os efeitos nocivos da escravidão continuam afetando os bisnetos de suas vítimas diretas.
Eu (n.1974) cursei o ensino fundamental no Colégio Santo Agostinho, o médio na Escola Americana do Rio de Janeiro e, depois, História no IFCS/UFRJ ('99) porque meu pai cresceu em Botafogo, fez o ensino médio no Colégio Andrews e se formou bacharel em Economia ('70) pela mesma UFRJ.
Meu pai (n.1946) estudou na UFRJ porque meu avô estudou engenharia no Instituto Eletrotécnico de Itajubá, atual Universidade Federal de Itajubá ('38) e trabalhou durante muitos anos para a Chesf (Companhia Hidro-Elétrica do São Francisco), inclusive nas obras do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso.
Meu avô (n.1909) foi engenheiro porque meu bisavô (n.1876) saiu do Mato Grosso (onde seu pai, veterano do Paraguai, estava servindo desde a guerra) pra estudar no Colégio Militar do Rio de Janeiro, onde foi comandante-aluno de 1897, depois formando-se engenheiro militar, participando do episódio dos 18 de Forte e reformando-se coronel.
Em 1888, com 12 anos de idade, meu bisavô estudava na capital do Império, em um dos melhores colégios públicos do país, com bolsa integral, soldo e emprego garantido após a formatura.
Se, ao invés disso, nesse mesmo ano, ele tivesse sido libertado (leia-se posto pra fora de casa) com a roupa do corpo, analfabeto e despreparado, sem conhecer pai e mãe, desprovido de qualquer poupança ou bens*, teriam seus descendentes estudado nas melhores escolas e universidades do país e feito parte da elite brasileira?
Sem esse capital socio-econômico e cultural acumulado pelo meu bisavô em 1888 (para não irmos mais longe), onde teria ido parar a cadeia de acontecimentos que desembocou na minha vida? Estaria eu, nesse momento, sadio e medindo 1,80m, cursando um doutorado em Nova Orleans e escrevendo essas linhas? Dentre minhas realizações, quantas são exclusivamente por mérito meu e quantas são consequência direta da vida privilegiada que eu e meus antepassados levamos? Que tipo de dívida EU tenho com as pessoas que não tiveram tanta sorte? Será ético simplesmente dizer "sorte minha, azar deles, e foda-se, hoje já nivelou tudo e no vestibular todos têm chances iguais"?
Dado que os efeitos nocivos da escravidão ainda se fazem sentir na pele dos descendentes das vítimas, não é tarde demais para serem indenizados pelo Estado.
E as cotas são um bom começo.

*Riqueza [wealth] é um indicador mais importante de desigualdade racial do que renda pois, ao ser transmitida de uma geração a outra, acaba reproduzindo injustiças históricas ao longo do tempo. Por exemplo, nos Estados Unidos hoje, enquanto a renda dos negros é 75% da dos brancos, sua riqueza líquida é de somente 18%. (Telles, 116, Mills, 37-38)
Fonte: http://alexcastro.com.br/o-peso-da-historia-a-escravidao-e-as-cotas/
* * *
Um otimo texto de reflexão sobre as políticas de cotas.

3 de fev. de 2013

Inclusão de novos materiais na Biblioteca Virtual

Fizemos a inclusão de mais 3 matérias na Biblioteca Virtual do CAGPP.
O Manual de Elaboração de PPA para Municípios, essa obra patrocinada pelo BNDES poderia receber outro título: Manual de Futuro. Pois o gestor que conseguir utilizar no município esse “passo a passo” da elaboração de PPA estará preparando um futuro coletivo de maior transparência, sustentabilidade e riqueza. Baseado nessa visão que disponibilizamos essa importante ferramenta de planejamento. 
O Manual Básico a Lei de Responsabilidade Fiscal, essa produção do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo do ano de 2007 mostra com linguagem simples, clara e objetiva as imposições estabelecidas ao controle dos gastos de estados e municípios, condicionado à capacidade de arrecadação de tributos desses entes. 
O Manual de Obtenção de Recursos Federais para os Municípios, elaborado pelo Instituto Legislativo Brasileiro, é um roteiro aos administradores Municipais, em torno das orientações e procedimentos necessários aos pleitos de obtenção de recursos federais destinados a projetos de âmbito municipal. Feito com uma linguagem mais acessível e fácil, proporciona aos gestores municipais embasamento legal e melhor compreensão dos procedimentos necessários para que as prefeituras realizem diretamente, e de forma adequada, os processos de solicitação de recursos federais para o legítimo investimento nos municípios brasileiros.

Para ter acesso ao material basta entrar na pagina Biblioteca Virtual disponível no Blog ou através desse link: http://cagppufrn.blogspot.com.br/p/biblioteca-virtual.html
Qualquer sugestão para inclusão de material será muito bem vinda, basta enviar para o Email: ca.gpp@hotmail.com

2 de fev. de 2013

Estamos criando uma Biblioteca Virtual

Estamos criando uma Biblioteca Virtual para facilitar o acesso a matérias didáticos e técnicos disponíveis livremente na web como coletâneas, manuais e livros relacionados a Gestão Pública ou Políticas Públicas.
Inaugurando essa nova Ferramenta do blog estamos disponibilizando a Coletânea de Políticas públicas
organizadas por Enrique Saravia e Elisabete Ferrarezi para comemorar os 20 anos da ENAP Escola
Nacional de Administração Pública; o Estatuto das Cidades Comentado preparado em conjunto pelo Ministério das Cidades e pela Aliança de Cidades, sendo a primeira tentativa de prestar contas das experiências e conceitos que orientam o esforço brasileiro para superação da desigualdade urbana; o Manual de elaboração de Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, desenvolvido pelo Ministério
do Meio Ambiente – por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU), órgão
responsável pela agenda de qualidade ambiental urbana – disponibilizaram esse manual para orientar a elaboração dos Planos de Gestão de Resíduos Sólidos; E o Caderno de Referência para Elaboração de
Plano de Mobilidade Urbana, disponibilizado pelo Ministério das Cidades, nele os leitores com maior ou menor preocupação técnica, encontrarão um conjunto sistematizado de informações sobre os elementos que constituem o planejamento da mobilidade, sobre métodos de trabalho e sobre o processo de planejamento.

Para ter acesso ao material basta entrar na pagina Biblioteca Virtual disponível no Blog ou através desse link: http://cagppufrn.blogspot.com.br/p/biblioteca-virtual.html
Qualquer sugestão para inclusão de material será muito bem vinda, basta enviar para o Email: ca.gpp@hotmail.com