23 de ago. de 2011

17º Grito dos Excluídos.

No dia 7 de setembro acontece o 17ª Grito dos excluídos.
O tema é Pela Vida grita a TERRA... Por direitos todos nós!
Em Natal, acontece a Marcha dos Excluídos no dia 06 de Setembro
com concentração apartir das 08:30h na praça das Flores (Mãe Luiza)

São tantos gritos que ecoam pelo mundo. A Mãe Terra "geme como em dores de parto” (Rm 8,22). As catástrofes ambientais e o aquecimento global, conseqüência do desequilíbrio causado pela mentalidade consumista e pelo modelo de produção vigente da economia atual, a miséria e a pobreza, a concentração de riquezas e exploração irresponsável dos recursos naturais, são gritos por sustentabilidade, cuidado, justiça e dignidade que ecoam mundo afora.

O Grito dos/as Excluídos/as pretende levar às ruas o grito da Mãe Terra, sofrida com tantos projetos de morte. Estes, escondidos atrás das máscaras da mídia, do desenvolvimento e do lucro, destroem a natureza, colocam em risco a vida sobre o Planeta, negam os direitos básicos da população: saúde, educação, moradia, acesso à Terra, à Água, lazer, cultura, emprego, soberania alimentar... O governo anuncia o ascenso de 35 milhões de pessoas à classe média, porém, isso não significa que os direitos básicos destes e dos que continuam a linha de pobreza e miséria tenham sido garantidos.

Para nós cristãos, ficam as perguntas: Ainda temos excluídos/as? Onde eles/as estão? Eles/as reconhecem que são excluídos/as? Vimos que os/as excluídos/as continuam existindo e o Grito continua com sua razão de existir. Nossa missão é identificar as realidades de exclusão, ter consciência delas e transformá-las. Ser excluído/a é uma realidade que ninguém deseja ser, mas é real, não podemos negá-la. Esse é o primeiro passo na luta pela inclusão, contra todo tipo de exclusão. Incluir as pessoas, dar visibilidade aos processos alternativos, apontar esperanças para uma outra sociedade possível é movida pela compaixão, pela não indiferença e manifesta de amor. Os gritos que ecoam pelo Brasil vão tecendo o sonho de vida para todos. Em nossa diocese, as regiões e paróquias são à criatividade para fortalecer os sonhos em favor da Mãe Terra, Terra de Deus e nossa, dos direitos dos pobres, filhos/as da Terra, pobres de Deus.

Cada lugar deve discutir e encontrar a sua maneira de gritar. Pode-se fazer caminhadas, passeatas, participar das marchas, plebiscitos, abaixo-assinados, ações ecológicas e momentos de formação. Vamos gritar o grito da vida e da esperança da nova humanidade.

4º Passeio Ciclistico de Natal

O 4º Passeio Ciclistico de Natal e o 1º Abraço na Praça André de Albuquerque frente às Mudanças Climáticas e reformas no Código Florestal Brasileiro,acontecerá no dia 18 de setembro de 2011. OS eventos serão realizados pela Ong Baobá em parceria com empresas, órgãos governamentais e movimentos sociais. Também falarão sobre o ciclista Danilo Perrotti que está no RN, onde já rodou mais de 45 mil quilômetros de bicicleta pelo mundo.

4º Passeio Ciclistico de Natal

Data: 18 de setembro de 2011 (domingo)
Concentração: Supermercado Favorito, Av. Roberto Freire - Natal/RN
Inscrição: 01 quilo de alimento (doado para Casa do Bem)
Horário: 8:00 às 9:00 horas
Partida: 9:00 horas
Destino: Praça André de Albuquerque/Centro
Horário chegada: 10:00h

1º Abraço na Praça André de Albuquerque "Frente às Mudanças Climáticas e ao Código Florestal Brasileiro”
Inscrição: 01 quilo de alimento (doado para Casa do Bem)
Data: 18 de setembro de 2011 (domingo)
Horário: 10:00 às 12:00 h
Abraço na Praça: 11:00 h
Horário sorteio: 11:30 h

Na Praça André de Albuquerque ocorrerão as seguintes atividades:

1. Exposições fotográficas: “USHUAIA: seus glaciais estão desaparecendo”, imagens fotográficas de Haroldo Mota e “As belezas naturais do RN”, imagens fotográficas da Aphoto
2. Aula de yoga e meditação
3. Oficina de sabão (reaproveitamento de óleo de cozinha usado pela SOS Mangue)
4. Apresentação da Banda de Musica da Escola Municipal Ferreira Itajubá
5. Danças circulares
6. Camisa gigante de assinaturas (frente a alterações no Código Florestal Brasileiro)
7. Sorteio para os participantes (após o abraço na praça - sorteio para os ciclistas e participantes mediante a doação do alimento. O sorteio constará de vários produtos e serviços).

Lançamento do Filme "O Veneno está na Mesa"


O lançamento do filme O Veneno Está na Mesa acontece no dia 25 de Agosto às 9h no anfiteatro 06 do CCET / UFRN, ao lado da biblioteca Zila Mamede.

Após o lançamento do filme ainda ocorrerá um debatesobre os impactos dos venenos e o modelo agrícola brasileiro.


Mais informações pelo e-mail: contraosagrotoxicos@gmail.com
E pelos Telefones: Renata (84)88736700; Larissa (84)81178497;
Isabel (84) 88145341

21 de ago. de 2011

PROGRAMAÇÃO do Seminário: 10 anos do estatuto da cidade



A Idéia surgiu da necessidade de celebrar uma década do surgimento desta importante lei, bem como debater as complexidades na implementação de suas diretrizes
.

[CONFIRA A PROGRAMAÇÃO!:]

22 de agosto de 2011 (segunda-feira)- 8h30min as 12horas

>> A FUNÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO URBANO E METROPOLITANO

> As condicionantes ambientais e aplicabilidade da legislação – Marise Costa de Souza Duarte (Procuradora do Município de Natal)

> As condicionantes Urbanísticas- Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva (UFRN)

> As condicionantes Demográficas e Geoeconômicas – José Aldemir Freire (IBGE)

> Moderador – Maria do Livramento Miranda Clementino (UFRN)

> Relator – Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira (OAB)


> 23 de agosto de 2011 (terça-feira) – 8h30min as 12horas

>> METRÓPOLE EM FORMAÇÃO: Problemas da metropolização e suas relações com os instrumentos do Estatuto da Cidade

> A dinâmica econômica da Grande Natal – Francisco Wellington Duarte (UFRN)

> Os fenômenos da conurbação e do transbordamento – Marcelo Bezerra de Melo Tinoco (UFRN)

> Política de Habitação e o Estatuto das Cidades: Um enfoque metropolitano – Maria Dulce Picanço Bentes (UFRN)
>
> Políticas de Mobilidade Urbana e Transporte na Metrópole – Enilson Medeiros dos Santos (UFRN)
>
> Políticas de Saneamento Ambiental no âmbito da Metrópole – Cícero Onofre de Andrade Neto (UFRN)

> Moderador – Luciano Siqueira – Deputado Estadual (PCdoB-PE) Membro do Conselho Nacional da Cidade

> Relator – Edivan Martins (Pte. Câmara Municipal de Natal – Pte. Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte FECAM)


> 24 de agosto de 2011 (quarta-feira) – 8h30min as 12horas

>> GOVERNOS E MOVIMENTOS SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DA METRÓPOLE

> A classe trabalhadora é metropolitana – Melquisedec Moreira (DIEESE)

> A Gestão Metropolitana é dever do Estado – Obery Rodrigues Júnior (SEPLAN)

> Na Gestão Metropolitana, os municípios têm autonomia relativa – Benes Leocádio (FEMURN)

> A Gestão Metropolitana deve ser democrática e participativa – Ruth Ataíde (UFRN – Concidade/Natal) e Paulo Cesar de Oliveira (FECEB/Conam)

> Moderador – Bartíria Perpétua Lima da Costa (Conam)

> Relator – Rosa de Fátima (SEMURB/PMN)

14 de ago. de 2011

Calendário de Reuniões do CAGPP [agosto e setembro]

Segue abaixo as datas e os horários das reuniões do Centro Acadêmico Djalma Maranhão para os meses de agosto e setembro. As reuniões ocorrem uma vez na semana e acontecem na sala do C.A. (perto da xerox do setor II):

AGOSTO
SEXTA - 19/08 - Reunião ás 16h30min.
QUARTA - 24/08 - Reunião ás 16h30min.
QUARTA - 31/08 - Reunião ás 16h30min.
_________

SETEMBRO
SEXTA - 09/09 - Reunião ás 16h30min.
QUARTA - 14/09 - Reunião ás 16h30min.
SEXTA - 23/09 - Reunião ás 16h30min.
QUARTA - 28/09 - Reunião ás 16h30min.

*

☺PARTICIPE!!!☻

12 de ago. de 2011

Seminário debate 10 anos do Estatuto da Cidade

Idéia surgiu da necessidade de celebrar uma década do surgimento desta importante lei, bem como debater as complexidades na implementação de suas diretrizes


Inácio entrevista 1

Senador Inácio Arruda faz a Conferência de Abertura do Seminário


Sancionado em 10 de julho de 2001, o Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257) é o marco legal que estabelece o espaço urbano como ambiente democrático, em busca de uma cidade saudável e que consiste na convocação de todos os cidadãos a exercer direitos e executar deveres. Pensando nisto, o Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal promove nos dias 22, 23 e 24 de agosto o Seminário: Dez Anos do Estatuto da Cidade - Desafios à Gestão Urbana e Metropolitana. O encontro ocorre no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e objetiva discutir os avanços nas trajetórias recentes de implementação do Estatuto da Cidade e as perspectivas para o fortalecimento do planejamento e da gestão urbana na Região Metropolitana de Natal (RMN).

O Estatuto da Cidade é a denominação oficial da lei nº 10.257 de 10 de julho de 2001, que regulamenta o capítulo "Política Urbana" da Constituição Brasileira. No ano em que esta ferramenta de planejamento urbano completa dez anos, nada mais essencial que promover um debate que contemple uma análise sobre o espaço urbano desta metrópole em formação, permanentemente ligado às temáticas sociais e urbanas que o compõe: direito à moradia, transporte, saneamento básico, acesso aos serviços básicos de educação, saúde, cultura e lazer.

Há quarenta anos o Brasil ainda era um país agrário, porém transformou-se num país urbano, com crescimento acentuado das cidades, principalmente na última década. Muitos não se dão conta do grande desafio que são as cidades brasileiras, num país em que 81,25% da população vive em áreas urbanas, sendo que mais da metade, em regiões metropolitanas. Só na última década, as cidades brasileiras ganharam quase 30 milhões de novos habitantes. O Estatuto da Cidade surge nesse último decênio para proporcionar às pessoas um maior acesso à terra urbanizada, diminuindo a especulação imobiliária e, consequentemente, a exclusão social.

Segundo o presidente do Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal, o vereador George Câmara (PCdoB), a idéia é reunir cidadãos, técnicos e gestores, oriundos das 10 cidades que compõe a metrópole natalense, interessados em discutir os desafios para a construção de processos consistentes de planejamento e gestão dos municípios. “Natal hoje invade os municípios vizinhos, como na divisa com Parnamirim e São Gonçalo, e não dá para fazer um plano diretor sem levar isso em conta. A nossa intenção é discutir não só com gestores, mas com movimentos sociais, como sindicais e estudantis. Teremos que ver o perfil, a dinâmica funcional dos outros municípios e pensar em soluções a partir daí”, afirma George.

O encontro contará com a presença do Senador Inácio Arruda (PCdoB) que foi o relator do Estatuto da Cidade e fará no primeiro dia do seminário, 22 de agosto, a Conferência de Abertura. Para ele, o evento reúne uma discussão técnica aliada ao olhar cotidiano do cidadão metropolitano, o que fortalece o controle social e o pensar coletivo para os avanços que a temática sugere, especialmente no que diz respeito à implementação do Estatuto da Cidade incorporado aos Planos Diretores Participativos (PDP’s). “Este seminário reúne instâncias executivas, legislativas e judiciárias do poder público, mas também diversos grupos da sociedade civil, ajudando a fornecer opiniões diferentes de como a metrópole natalense se apresenta no quesito do planejamento urbano. O mesmo auxilia também a disseminar informações de conteúdo nacional sobre a gestão e reforma urbana” frisa o senador.

Na programação do Seminário estão previstas a formação de três mesas que discutirão as seguintes temáticas: No primeiro dia, 22 de agosto, será formada a mesa “A Função Social do Espaço Urbano e Metropolitano” com os painéis “As condicionantes ambientais e aplicabilidade da legislação”, “As condicionantes Urbanísticas” e “As condicionantes Demográficas e Geoeconômicas”. No dia 23, será composta a mesa “Metrópole em Formação: Problemas da metropolização e suas relações com os instrumentos do Estatuto da Cidade” com os painéis “A dinâmica econômica da Grande Natal”, “Os fenômenos da conurbação e do transbordamento”, “Política de Habitação e o Estatuto das Cidades: Um enfoque metropolitano”, “Políticas de Mobilidade Urbana e Transporte na Metrópole” e “Políticas de Saneamento Ambiental no âmbito da Metrópole”. No último dia de debates, 24 de agosto, será formada a mesa “Governos e Movimentos Sociais na Construção da Metrópole” com os painéis “A classe trabalhadora é metropolitana”, “A Gestão Metropolitana é dever do Estado”, “Na Gestão Metropolitana, os municípios têm autonomia relativa” e “A Gestão Metropolitana deve ser democrática e participativa” encerrando o derradeiro dia de debates.

Participam do Seminário, Membros dos Conselhos Nacionais, Estaduais e Municipais das Cidades e de instituições e órgãos técnicos dos Poderes Executivos, Legislativos e Judiciários das instâncias federais, estaduais e municipais que trabalham ou lidam diretamente com as questões urbanas, habitacionais, fundiárias e ambientais; Representantes de grupos, movimentos e organizações sociais que lutam pelo direito à cidade e atuam em campos relacionados; Membros de universidades, centros de pesquisa, sindicatos, associações profissionais e cidadãos e cidadãs em geral com interesse em discutir a política regulamentadora da gestão urbana na Metrópole Natalense.

O Seminário: Dez Anos do Estatuto da Cidade - Desafios à Gestão Urbana e Metropolitana é realizado pelo Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal e tem o apoio da Federação das Câmaras de Vereadores do Rio Grande do Norte (FECAM), da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), da Federação dos Conselhos Comunitários e Entidades Beneficentes do RN (FECEB), da Federação dos Conselhos Comunitários de Natal (FECNAT), da Associação dos Docentes da UFRN (ADURN) e das Câmaras Municipais de Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba, Monte Alegre, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu e Vera Cruz.

Faça sua inscrição onlineaqui

Para quaisquer esclarecimentos favor entrar em contato através do telefone:
Gabinete: (84) 3201-1336

11 de ago. de 2011

TROTE SOLIDÁRIO CAGPP 2011.2

Para recepcionar os calouros da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Centro Acadêmico Djalma Maranhão, do curso de Gestão de Políticas Públicas, em parceria com os alunos veteranos e ingressantes, promovem nesta quinta-feira (11) mais um trote solidário.

Neste ano serão realizadas atividades como arrecadação de donativos e também a plantação de mudas na floresta do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), em parceria com o projeto "Plante em Quanto é Tempo". O período de doação foi iniciado no último dia oito e continuará até o dia 30 deste mês.

Poderão ser doados alimentos não perecíveis (exceto sal), roupas em bom estado, produtos de higiene em geral e brinquedos, os quais serão recebidos por qualquer membro do Centro Acadêmico, no período da tarde e noite (nas salas I8, I9 ou na sede do Centro, no setor II).

O material arrecadado será doado no próximo dia 30 à uma instituição carente a ser escolhida pelas turmas. Já a plantação de mudas ocorrerá nesta quinta-feira, às 16h, com concentração no estacionamento do setor de aulas II. Contamos com a participação de todos.

3 de ago. de 2011

GESTÃO 2011/2012 - CAGPP : “Caminhando e Lutando e Seguindo a Canção”


A chapa “Caminhando e Lutando e Seguindo a Canção” tomou posse no dia 06 de julho de 2011. Essa é a gestão 2011/2012 do centro acadêmico Djalma Maranhão, do curso de gestão de políticas públicas da UFRN.

Segue abaixo o nome dos integrantes da gestão 2011/2012 e suas respectivas coordenações¹:


COLEGIADO EXECUTIVO:

- COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS:

Anrhy Alcoforado (2009.2 - Tarde)

Djailton Gomes (2010.2 - Tarde)


- COORDENAÇÃO DE CULTURA, ESPORTE E LAZER:

Fábio Borges (2009.2 - Tarde)

Marcos Antônio (2009.2 - Tarde)


- COORDENAÇÃO DE FINANÇAS:

Abelardo Monteiro (2009.2 - Noite)

Thammy Ivantes Marcato (2010.2 - Noite)


- COORDENAÇÃO DE ARTICULAÇÃO:

Daniell Rendall (2009.2 - Noite)

Igor Bruno (2009.2 - Noite)


- COORDENAÇÃO DE MOBILIZAÇÃO:

Adler Sidney Barros (2010.2 - Tarde)

Julian de Sales Costa (2009.2 - Noite)

Soraya da Cunha (2009.2 - Noite)


- COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO:

Nerilena Monteiro (2009.2 - Noite)

Paula Linhares (2010.2 - Tarde)


• A gestão 2011/2012 do CAGPP espera que esse ano seja de luta coletiva, e conta com o apoio de todos que fazem parte do curso de gestão de políticas públicas da UFRN. •

______________________________________________________________________________________


COLEGIADO POLÍTICO²:

Carlos Augusto (2009.2 - Noite)

Vítor Joanni (2009.2 - Noite)


______________________________________________________________________________________


CONSELHO DE ÉTICA E FISCALIZAÇÃO³:

Hebert Alexandre (2009 - Noite)

Jorge Alberto (2010 – Tarde)

Lucas Luzardo (2009 – Noite)


______________________________________________________________________________________

Obs.¹: a antiga Coordenação Geral se transformou nas coordenações de mobilização e articulação.


Obs.²: Foi criado o colegiado político, com objetivo de opinar e aconselhar o colegiado executivo; Faz discussões a cerca do que anda acontecendo nos cenários local e global e encaminha propostas.


Obs.³: O conselho de ética e fiscalização é um órgão paralelo aos colegiado executivo e conselho político, que opina e fiscaliza sobre a atuação dos mesmos em detrimento aos associados do CAGPP.


2 de ago. de 2011

40 anos sem Djalma Maranhão

(Por Alexandre de Albuquerque Maranhão, Historiador)


Eterno exemplo de homem público. De estilo inovador, foi o único prefeito da cidade de Natal a governar sabendo ouvir e atender às reivindicações da população.


Djalma Maranhão já deveria ter sido agraciado e lembrado pelos livros didáticos de história. Político honesto e íntegro cumpriu com zelo, lisura e ética suas funções enquanto esteve à frente da Prefeitura de Natal por dois mandatos, de 1956-1959 e 1960-1964, e também como legislador, quando foi eleito deputado estadual em 1954 e deputado federal, de maio de 1959 a outubro de 1960.

Jamais buscou tirar proveito do exercício dos respectivos mandatos a seu favor ou de quem quer que seja: amigos, aliados políticos ou parentes de qualquer grau. Detestava a corrupção, a falsidade e a traição. Para ele, honestidade e transparência com os recursos públicos tinha que ser regra e não exceção nem um favor do gestor e sim uma obrigação.

Portanto, não é exagero nenhum afirmar que Djalma Maranhão foi e ainda é o político mais importante da história do Rio Grande do Norte, pela sua ousadia, dignidade, caráter, coerência e capacidade administrativa com visão voltada para o futuro. Além do mais, tinha uma comunicação direta e uma estreita relação com as camadas mais pobres e carentes da cidade.

Com recursos públicos escassos, enfrentou as dificuldades administrativas com coragem, firmeza e criatividade. Sua grande parceria foi com a população. Aliás, a formulação das propostas de seu programa de governo durante a campanha eleitoral de 1960 e a execução das diversas políticas públicas, após ser eleito pelo voto direto o primeiro prefeito de Natal, tiveram a participação decisiva de diversos setores da sociedade natalense.

De personalidade forte, mas humanista por princípio, possuía uma grande sensibilidade: sabia ouvir as pessoas, suas reivindicações. Coerente e sincero, 'não levava desaforo para casa'. Vivia com intensa alegria, participava de forma efetiva das diversas manifestações populares, como o carnaval, as festas juninas, os ciclos natalinos, ou autos e folguedos folclóricos.

Sua grande capacidade administrativa de gerir os poucos recursos públicos que dispunha na época, transformou Natal num verdadeiro canteiro de obras. A cidade, antes de areia e argila vai ganhar ruas asfaltadas; galerias pluviais; iluminação a vapor de mercúrio e fluorescentes; estação rodoviária; quadras esportivas e parques infantis; pavimentação a paralelepípedos de mais de cento e vinte ruas, entre outras tantas obras importantes.


No entanto, sua extensa rotina de trabalho à frente do Executivo Municipal trazia-lhe ansiedade e insônia. Geralmente dormia pouco menos de quatro horas por noite. Resolvia então, inspecionar obras e serviços da prefeitura em plena madrugada ao volante de seu veículo, um Jipe, que batizara de "Fura Mundo".

Além da honestidade, do compromisso e respeito com o contribuinte, Djalma Maranhão notabilizou-se por implementar uma revolucionária obra de educação popular: a "Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler". Esta tornou-se símbolo da alfabetização e democratização da cultura, conhecida nacionalmente e recomendada pela UNESCO e a OEA, para a erradicação do analfabetismo nas áreas do mundo subdesenvolvido.

O golpe militar de 1964 eclode no auge da Campanha pela educação democraticamente aberta a todos, fiel à problemática brasileira e comprometida com a emancipação do Brasil e do seu povo. No dia 2 de abril daquele ano, Djalma Maranhão é deposto do cargo de prefeito de Natal e levado à prisão no 16º Regimento de Infantaria do Exército (16 RI), no bairro do Tirol.

Quais os crimes teria cometido Djalma Maranhão para sofrer tamanha arbitrariedade? Seria o "crime" de ter alfabetizado e dado ao povo pobre de Natal acesso às fontes do saber? Talvez tenha sido por causa da sua marcante administração, onde não havia negociatas nem superfaturamento de obras

Em 15 de julho do mesmo ano, é transferido do 16 RI, para o quartel da Polícia Militar de Natal. Um mês depois, em 15 de agosto, é levado e confinado à Ilha de Fernando de Noronha. Será que existe uma explicação, no mínimo razoável para esse confinamento e essas prisões deste homem que honrou de verdade os votos da grande maioria dos natalenses e que jamais e em tempo algum desviou verbas do erário público? Talvez, quem sabe, a devida explicação esteja no fato de Djalma Maranhão ter sido um democrata e patriota e ter tido um amor indescritível pelo Brasil e pela cidade de Natal.

Em novembro de 1964, consegue asilo político na Embaixada do Uruguai, no Rio de Janeiro. Em julho de 1965, viaja para Montevidéu, onde permaneceu por seis anos, com imensa saudade de seu povo e de seu país. Esse grande líder político brasileiro sobrevivia vendendo jornais e revistas de turismo. Não aguentou a solidão e a angústia de viver longe de sua cidade Natal. Faleceu há quarenta anos, na capital uruguaia no dia 30 de julho de 1971.


Fonte: http://www.vermelho.org.br/rn/noticia.php?id_noticia=160222&id_secao=104